Chá da tarde é um cantinho muito especial porque é aqui que nós amigas nos encontramos para um delicioso chá da tarde...Em nossos encontros tem sempre uma atividade para quem gosta e quiser participar... Também podemos jogar conversa fora e comer umas delícias porque é muito gostoso e faz muito bem...Tomar chá, dividir felicidade, estar com as amigas, comemorar a vida...é um ótimo programa...........

Quarta feira-05/10/2011-Bolinhos de Chocolate no Vapor do Mauro Rebelo-

No Chá da tarde de hoje temos a participação de Mauro Rebelo do blog http://www.maurorebelo.com.br/ convido para visitar.
O culinarista Mauro Rebelo é cozinheiro formado pelo Senac e trabalha há mais de 10 anos como culinarista na internet,participou do programa Mais Você da apresentadora Ana Maria Braga.VejamAqui
Mauro Rebelo passou aqui para um chá da tarde e deixou o link da receita desse bolinho de chocolate no vapor...Então vamos ver a receita:
Um bolinho sem oléo e com opção de fazer sem açúcar também.
Mais uma receita baseada em um delicioso bolinho que comi no Japão
A receita que mais gostei, foi essa da Martcha,
Só que fiz substituição do açúcar para o adoçante nesses da foto. Na receita abaixo explicarei como fazer a sustituição do açúcar na receita.

Ingredientes:
200g de farinha
20g de cacau
1 colher (sopa) fermento
90g de açúcar (usei 6 colheres (sopa) rasas de adoçante tal e qual)
2 ovos
3/4 de xícara de água
1 pitada de sal
Chocolate picado para rechear (se fizer com adoçante, escolha um chocolate diet)
Modo de Preparo:
Em uma vasilha bata os ovos com fuê. Acrescente a água,o açúcar e o sal e bata mais um pouco.
Acrescente a farinha, o chocolate e o fermento peneirados juntos e misture delicadamente até que fique uma massa homogênea.
Coloque em forminhas de silicone preenchendo 3/4 de sua capacidade, pois ele cresce bem. Arrume em uma panela de cozimento à vapor e cozinhe por 9 minutos. É isso mesmo... 9 minutos (risos). Muito rápido! Eu tenho uma vaporeira de silicone da Lékué comprada na espanha. É só encaixar ela no topo de uma panela com água fervendo, arrumar os bolinhos na vaporeira e tampar.

Dicas:
- Atualmente você encontra essas forminhas de silicone em grandes magazines.
- Se você não tem balança de precisão em casa, compre aqueles copos medidores com medidas de chocolate, farinha, gramas, ml, açúcar... tudo no mesmo copo. Você encontra até em lojas de R$1,99 .
- Assim como expliquei na receita de Cheesecake Japonês, o Japonês, não gosta de sobremesas e bolos muito doces. Para o brasileiro, esse bolinho é perfeito para comer com uma geléia.
- Massa branca: para fazer massa branca, substitua o cacau por farinha de trigo na mesma proporção e coloque essência de baunilha. Não esqueça de peneirar as gemas para não deixar cheiro de ovo.
- Para rechear com pedaços de chocolate: Coloque metade da massa na forminha de silicone, os pedaços de chocolate e coloque mais massa por cima respeitando o limite de 3/4 da forma .
Amigo culinarista Mauro agradeço sua visita aqui no chá da tarde e deixar o link da receita.Muito obrigada pelo carinho.
Ofereço este selinho de participação feito com muito carinho espero que goste:



Aceitam um cházinho?

9 comentários:

  1. Boa tarde minha linda amiga...eu vim comer bolo delicioso e te levar para veres o meu céu como está,kkkkkkkkkkkkk

    Ps: Passa lá no cantinho da Chica para ver meu céu que está lá...tão lindo...apaixonante...O meu hj tbm está lindo,passa para conferir...
    http://ceuepalavras.blogspot.com/
    Céus e palavras (Chica)

    ResponderExcluir
  2. Oi Selminha,
    uma visita dessas deixa, literalmente,água na boca e saudades no coração.
    Vou anotar.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  3. Oi Selma,
    Que delícia de receita é essa!!! Deu muita água na boca e já penso no lanchinho do fim de semana..posso pegar a receitinha amiga?
    Adorei! preciso passar mais vezes aqui pra tomar esse chá maravilhoso com vc...por aqui tudo é luz!
    Obrigada!
    beijinhos
    Mary

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Selminah que receita maravilhosa essa...deu ate agua da boca aqui..rss...vou tomar a liberdade e pegar a receita...farse linda lá em cima com a moça abaixada parece num lago......que coisa maravilhosa...fiquei algum tempo olhando...
    precisamos ajudar nosso proximo ai tudo se encaminha para nosso bem ..
    muitos beijos..teve bolo dia 1 no café com bolachinha,guardei um pedaço para vc anjo..
    beijos
    titi

    ResponderExcluir
  5. Olá, Selma! É simplesmente maravilhoso o seu blog! E estes bolinhos, então, já copiei a receita. Parabéns por tudo. Estou te seguindo. Convido você a me visitar e se gostar, me seguir também. E tem sorteio por lá. Ficarei honrada com sua participação. Beijinho, Eunice Maria.
    http://efacilserfelizartesanais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Selma,
    Obrigado pelo destaque, adorei o selinho.
    Essa receita de bolinho no vapor está uma gostura , que diferente o modo de fazer valeu a dica. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Sabia que adoro passar por aqui para tomar um chazinho,com esses bolinhos deliciosos...nossa! é tudo de gostoso...
    Vc sempre de parabéns por abraçar a todos com tanto carinho...
    bjsssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  8. UAU SELMITINHA ..FUI CONHECER O SITE DO AMIGO MAURO COMI COM OS ZOINHOS TUDO KKK. QUE APETITOSAS AS RECEITINHAS DELE CARAMBA..AMADA QUARTA Ñ DEU PARA VIR AQUI TOMAR O CHÁZINHO CONTIGO...FESTA NO CAFOFO ..E MINHA NET CONTINUA COMO TARTARUGA LERDINHA KKK ..MAS TÔ AQUI MARCANDO A PRESENÇA.. NESSE SEU CHÁ MARAVILHOSO QUE AMO...BEM AMADA DEIXO AQUI UMA PEQUENA ORAÇÃO ..QUE ME APARECEU NA NET KKKKK,,,NEM SEI DE QUEM É ...A PÁGINA ABRIU E TAVA ESSA LINDA ORAÇÃOZINHA PARA MIM BEIJUS !!!
    Obrigado meu Deus por mais um dia de trabalho, por minha saude e de toda a minha familia, penso que abencoe a todos os seres de nosso planeta Terra, que nao nos deixe faltar o alimento e a agua, que nosso lar querido seja protegido, que nossas criancas estejem sempre bem cuidadas e amadas. A paz se faca entre os povos em guerra e que o amor de uns aos outros nos une cada vez mais e nos fortaleca agora e para sempre. AMÉM

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Amiga
    Hoje vim só para lhe agradecer
    Com um simples dizer
    Muito obrigado pelo seu carinho
    Lá no meu cantinho.
    Muito obrigada pela terna alegria
    Que me traz a cada dia
    Com a presença de sua luz
    Você me conduz
    Ao encontro do segredo de tudo saber
    Que está dentro do meu ser.
    Obrigada por me ajudar
    A ver e a sentir a realidade
    Que me ajudará a caminhar
    Ao encontro da minha felicidade.
    Querida amiga
    Nesta cantiga
    Quero apenas reforçar a minha gratidão
    Obrigada por me estender a sua mão.
    Obrigada por me falar
    Com o sentimento de seu coração,
    E por me mostrar
    O valor de ser amigo
    Que contigo
    Veremos o bem se fortalecer
    E o mau enfraquecer.
    E assim a amizade será de verdade
    Para toda a eternidade!
    Tenha um bom fim de semana
    Abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir