Chá da tarde é um cantinho muito especial porque é aqui que nós amigas nos encontramos para um delicioso chá da tarde...Em nossos encontros tem sempre uma atividade para quem gosta e quiser participar... Também podemos jogar conversa fora e comer umas delícias porque é muito gostoso e faz muito bem...Tomar chá, dividir felicidade, estar com as amigas, comemorar a vida...é um ótimo programa...........

Chá da tarde com J.R.Viviani

O convidado de hoje: o autor J.R.Viviani

Onde mora: moro em São Paulo

Seu blog: http://vendedordeilusao.blogspot.com.br/

1- No seu blog, você divulga somente as suas obras?

J.R – Não! Além delas, faço crônicas literárias divulgando autores nacionais independentes. E deixo aqui meu recado: se és um autor e tiveres interesse, entre em contato que divulgarei sua obra com o maior prazer.

2- Quais os livros que você já escreveu?

JR – tenho, atualmente, entre dramas e romances, dez livros publicados e são eles: “A turma do barreiro”, “O protegido”, ”Continuando a viver”, “Adeus Solidão”, “Como num conto de fadas”, “O amor de suas armadilhas”, “Espelho quebrado”, “Segredos e Mistérios da vida”, “Reflexo da luz” e “Uma página virada”.

3- Qual deles você gostaria de comentar no Chá da tarde?

J.R – bem, eu acho que pelo estilo do blog, um obra suscitará interesse já que é um romance e que foi considerado um livro excelente por um dos mais importantes blogs literários que conheço: o “Jornalismo na Alma” que fez uma magistral resenha e para se certificarem da veracidade cliquem no link:

http://palomaviricio.blogspot.com.br/2012/05/resenha-adeus-solidao-jrviviani.html

4- Qual foi a sua inspiração para escrever este livro?

J.R. – não que me recuse a responder, mas é um pouco longa, e, sem falsa modéstia, merece ser lida, portanto sugiro irem ao meu blog através do link:

http://vendedordeilusao.blogspot.com.br/2012/04/os-motivos-do-adeus-solidao.html
5- Em poucas palavras, conta o livro:

J.R – é um romance que narra à vida de um solteirão, sem ninguém na vida, – sem nenhum parente, que movido pela desilusão de um amor não correspondido, há anos vivia isolado do mundo em uma ilha paradisíaca, habitada somente por caiçaras. Apesar de muito benquisto, rodeado de amigos, vivendo em lugar bucólico de cenário deslumbrante, tinha a solidão como sua fiel e dedicada companheira, – quem não lhe largava, trazendo consigo a sua inseparável auxiliar dona melancolia.Até que um dia a solidão desapareceu, – lhe abandonou, não dando mais as caras...

Isso aconteceu quando Lady apareceu na vida dele, mas calma, Lady não é nenhum humano e sim uma linda cachorrinha, que mudou sua vida completamente; obrigando a solidão ir morar em outro lugar... Vou parar por aqui, senão conto toda história e aí não tem mais graça.

6- Você tem algum livro em fase de construção atualmente?

J.R. – Sim, estou escrevendo e finalizando, revisando e coisas assim, o “Na toca da onça”. É um título curioso eu sei! Mas tem uma razão de ser. Nesse romance narro da vida de um sujeito que tinha o jogo correndo pelas veias. Um jogador inveterado, – um viciado nas cartas do baralho, assíduo frequentador dos cassinos, que se desenrola na década dos anos cinquenta, época remanescente da proibição do jogo no Brasil, mas que, mesmo assim, continuava nos cassinos clandestinos tenho a jogatina como sua profissão, – seu meio de vida... A história de um autêntico e verdadeiro malandro na expressão da palavra.

7- Você sempre foi um leitor assíduo?

J.R - Sim! Sempre fui! Pois acho que qualquer autor não deve ser alienado e introvertido, deve ler muitas e diferentes obras! Não tenho especial preferência por esse ou por àquele autor, mas não posso negar de que foi influenciado na minha infância por Monteiro Lobato, pois, com perdão da palavra, o “danado” me levava aos sonhos, assim como Marc Twain, já na minha juventude foi o grande, talvez o maior escritor brasileiro, Machado de Assis. E com o passar do tempo por Cecília Meirelles, Erico Veríssimo, Lygia Fagundes Telles, entre muito outros...

8- Foi difícil fazer com o que seus livros fossem publicados?

J.R. - Essa é uma pergunta muito interessante, se foi difícil? Difícil e como!... Você, talvez imagine, não sei? Depois de ter tentando, por anos, buscar no feudalismo editorial brasileiro uma chance de publicar já estava desistindo muito frustrado, foi quando tive a felicidade de conhecer uma editora que me possibilitou ver minhas obras editadas: o Clube de Autores. Sem eles, com certeza, estaria ainda escondido na coxia do grande teatro da vida e nem essa entrevista eu daria.

9- Gostaria de deixar um recado aos jovens escritores?

J.R – Sim! Pode parecer pretensão, mas me atrevo a dizer: meu caro jovem escritor dê asas a sua imaginação, não tenhas receio, – seja audacioso! E nas horas de hesitação lembre-se dessa minha frase: “O receio não tem parentesco com o bem-sucedido, ele é irmão gêmeo do fracassado”.

10- Gostaria de falar um pouco sobre você?

J.R – sou um autor por opção que, sem pretensão, escrevo na expectativa de levar o leitor a um mundo de sonhos e fantasias olvidando momentaneamente as mazelas e percalços do dia-dia.

11- O que achou do Chá de literatura no chá da tarde:

J.R – maravilhoso, – singular.

12- Gostou de participar:

J.R. – adorei, foi para mim, além da satisfação, uma honra!

13- Qual a mensagem que você deixa para as amigas e amigos do blog:

J.R - leiam, leiam sempre, não importa o quê, mas leiam, pois lendo aguça a imaginação e os leva aos sonhos, e sonhar é viver...

Perguntas rápidas:

Um livro: ‘Reinações de Narizinho” (Monteiro Lobato)

Uma música: “Noturno 2 Opus 9” (Frédéric Chopin)

Um dia especial: todos!

Um desejo: viver (o quanto puder!)

Uma frase: “Ler é viver ao embrenhar as veredas e meandros nebulosos do desconhecido”.

Amigo J.R.Viviani,agradeço a sua participação na entrevista do Chá da tarde.

Fiz este selinho se gostar leve com você:


8 comentários:

  1. FOLHAS DE OUTONO ADORA VISITAR OS AMIGOS!
    E hoje vem participar dessa brilhante entrevista feita ao nosso amigo Vendedor de Ilusão.
    Selminha minha linda !A entrevista é muito bom porque nos dá a oportunidade de conhecermos melhor o entrevistado.E o Viviane é uma pessoa maravilhosa como amigo e como blogueiro.Tive a honra de ser convidada por ele para participar com FOLHAS DE OUTONO no seu blog.Vc nem imagina como fiquei feliz!Vc me conhece e sabe que fiquei.
    Que bela oportunidade vc deu ao amigo falar das suas obras.Húm!Como esse amigo é um bom escritor.
    Vendo o Viviani aqui falando dos seus projetos e sua dedicação em divulgar livros no seu blog,deixo para ele meu apreço.Bençãos para que seu sucesso sempre permaneça.
    Deixo um beijo muito especial para vc e outro para o Viviani

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA, COLEGA SELMA!! MUITO BACANA ESSE SEU PAPO LITERÁRIO!! PARABÉNS PRA VOCÊ E PELO AUTOR! ADOREI A ENTREVISTA!
    QUANTO À FOTO DO TIGRE, TE ENVIEI UM E-MAIL. VEJA SE VOCÊ ESTÁ DIGITANDO O ENDEREÇO DIREITINHO. COPIE E COLE, PRA VER SE FUNCIONA, SENÃO, ENVIE NO ENDEREÇO QUE EU TE ENVIEI ESSE E-MAIL NOVO.
    ÓTIMA SEXTA PRA VOCÊ E PRO TIGRE!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Selma, bom dia!
    Vim especialmente para lhe deseja um ótimo domingo e uma semana proveitosa, plena de realizações, com muita paz e felicidade.
    Aproveito para dizer que para a próxima quarta-feira está programada uma homenagem ao Chá da Tarde no meu blog. Espero que goste!
    Um beijo e até lá...

    ResponderExcluir
  4. CONVITINHO!!!!
    Simbora cantar cumpades e cumades kkkkk
    CAI, CAI, BALÃO
    Cai, cai, balão.
    Cai, cai, balão.
    Aqui na minha mão.
    Não vou lá, não vou lá, não vou lá.
    Tenho medo de apanhar.
    Feliz mês de junho ..e bem vindos no Arraiá da Nadjinha
    Feliz semaninha muitas festinhas..cachorro quente..broá de milho..hummm ..beijusssss
    ((E PARABÉNS PARA O AUTOR..IREI CONHECER O SITE DELE..BEIJUS KIIDA !!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Selma
    Muito bom seu papo literário com o J. R. Viviani,
    fiquei curiosa pra saber um pouco mais sobre o "Adeus Solidão"
    Vou visitar o blog dele.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Vim retribuir sua visita!!! Vou voltar sempre!!!
    Bjosss
    Mel

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, Selminha,

    Excelente entrevista com J.R. Viviani. Parabéns pra ele, que é um autor dedicado e produtivo, com vários livros publicados, outro em andamento e ainda assim encontra tempo pra ler autores novos e contribuindo com suas análises prestimosas.

    Meus cumprimentos ao amigo e J.R.

    Votos de muito sucesso, sempre!!

    Abraços/Beijos/
    Ótima semana pra todos!

    Rosa Mattos
    http://contosdarosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. OI MARIA SELMA!
    ADOREI A ENTREVISTA,COM NOSSO AMIGO E ESCRITOR J. R VIVIANI, QUE ALÉM DE TODO TALENTO QUE TEM PARA A ESCRITA, TAMBÉM O TEM PARA CATIVAR AMIZADES, SEMPRE SOLÍCITO E GENTIL.
    BELA ESCOLHA PARA A ENTREVISTA.
    ABRÇS
    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir